A prefeitura de Joinville contratou fundação para prestação de serviços na avaliação da aprendizagem nas escolas municipais. Além da implantação e e execução do modelo para avaliar o ensino, será feita também a análise dos resultados. A instituição escolhida foi a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, a Fundação Caed, ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais. O contrato é de R$ 741,5 mil.
Continua depois da publicidade
> Joinville tem 15 mil estudantes de volta ao ensino 100% presencial; veja como foi o retorno
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na prática, Joinville quer a criação e aplicação de uma ferramenta municipal para avaliação do aprendizado dos alunos em cada escola municipal. No início da atual administração, a Secretaria de Educação alegou que a análise dos resultados de desempenho serviria principalmente para apontar as demandas de cada unidade de ensino.
A Fundação Caed, criada em 2001, é especializada em avaliação e gestão na educação, com atuação em Estados e prefeituras. No ano passado, por exemplo, a instituição participou de programas de avaliações em 12 Estados, incluindo São Paulo e Minas Gerais. Na esfera municipal, a presença foi em cidades de cinco Estados. Há também iniciativas junto ao Ministério da Educação.
Continua depois da publicidade
> Sem recuo nas internações por Covid, Joinville vai prorrogar convênio de leitos de UTI
> Novo decreto não é descartado, mas não está nos planos imediatos de Joinville
> “Chegou a faltar comida”, diz mãe de 9 filhos que sustenta família com reciclados em Joinville
> Proposta do governo federal para rodovias em 2022 equivale a 44% do aporte de SC