Os ônibus poderão voltar a circular em Joinville na próxima segunda-feira (8). A decisão foi tomada em reunião na manhã desta terça-feira pela prefeitura. A posição inicial era de aguardar por portaria do governo do Estado com as medidas de prevenção ao coronavírus, a ser publicada nos próximos dias. “Mas não vemos necessidade porque temos os nossos protocolos de segurança e estamos preparados. O decreto do Estado já liberou a volta”, diz o prefeito Udo Döhler. O serviço está suspenso desde março.
Continua depois da publicidade
O decreto publicado na segunda-feira pelo governo do Estado autoriza a retomada do transporte coletivo a partir do próximo dia 8. O governo Carlos Moisés tem abordado que as decisões sobre as restrições devem ser tomadas de forma regionalizada. Mas no caso do transporte coletivo, Joinville entende ter autonomia para tomar a decisão.
A confirmação da retomada do transporte a partir de segunda-feira está sendo feita agora para deixar a população avisada com antecedência sobre o retorno do serviço. O governo Udo defende a volta dos ônibus desde o final de abril, quando o Estado permitiu a retomada de mais atividades econômicas. Mas sem a liberação estadual do serviço, o transporte coletivo foi mantido suspenso.