O futuro de um dos principais projetos do governo Adriano Silva terá etapa decisiva ainda neste mês: no próximo dia 26, a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, tem nova rodada para avaliar pedidos de autorização de contratação de empréstimos internacionais por Estados e municípios. Neste ano, a Cofiex terá reuniões também em setembro e dezembro.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Na lista de solicitações a serem analisadas pela comissão, está o pleito de Joinville pela autorizar o empréstimo de 43 milhões de euros junto à Agência Francesa de Desenvolvimento. A quantia, equivalente a R$ 230 milhões, está prevista para projetos e obras do parque linear do Cachoeira, além de desassoreamento e perfilamento do rio. Também estão previstos projetos executivos para a macrodrenagem do rio, entre outros investimentos.
Os empréstimos internacionais de Estados e municípios precisam de aval da Cofiex porque o governo federal é avalista dos financiamentos. Nas duas reuniões na qual a solicitação de Joinville esteve em pauta, em outubro e abril, não houve análise porque a autorização ultrapassaria o limite global de recursos a ser permitidos pela comissão naquela reunião. Outros dez projetos se enquadraram na mesma situação, em abril.
O parque linear Porto Cachoeira é um conjunto de dez intervenções, a maioria junto ao rio Cachoeira. Há investimentos também na Estação da Memória e na avenida Procópio Gomes. A requalificação dos espaços às margens do rio prevê novos passeios, áreas de lazer, arborização e paisagismo, além de melhorias na mobilidade, como mais corredores de ônibus e ciclofaixas. No momento em que a Cofiex autorizar o empréstimo, a prefeitura terá de enviar projeto de lei à Câmara e submeter a proposta à avaliação de crédito antes de assinar contrato com a Agência Francesa de Desenvolvimento.
Continua depois da publicidade
Joinville tem 82 km de vias atendidas pelos ônibus sem pavimentação
Estudos sobre PPP dos cemitérios de Joinville ficam prontos até setembro
UFSC estuda implantação de curso de medicina em Joinville
Joinville avalia repasse “extra” para CEIs conveniados
Além de mais casos confirmados, dengue em Joinville tem disparada em notificações
Estudo sobre rotas na Babitonga é concluído e transporte pode ter concessão