O início das operações dos 20 ônibus elétricos anunciados para Joinville na semana passada deve ocorrer a médio prazo. Os veículos fazem parte de programa nacional do governo federal de renovação da frota, que inclui ainda os ônibus convencionais Euro 6 e trens. O investimento de R$ 50 milhões faz parte do PAC Seleções. No País, serão atendidos sete Estados e 61 municípios (todos com mais de 250 mil habitantes).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A compra dos ônibus será feita por meio de linhas de financiamento do BNDES e Caixa. A prefeitura de Joinville está buscando informações sobre como os recursos serão acessados pelos municípios. Joinville aguarda orientações sobre a estrutura de atendimento, como estações de abastecimento de energia e oficinas – unidades sem previsão no financiamento.

Continua depois da publicidade

A inclusão da compra dos veículos e manutenção no contrato de concessão de transporte coletivo também aguarda esclarecimentos – a aquisição dos ônibus é obrigação contratual das concessionárias. Joinville fez testes com ônibus elétrico em 2015 e chegou a ser incluída em projeto de eletromobilidade do governo do Estado, mas não há nenhum veículo movido a eletricidade no transporte coletivo da cidade.

Futura coligação de Adriano em Joinville tem quatro aliados e busca mais adesões

Quem será a candidata a vice-prefeita na chapa do PL na eleição em Joinville

Quais as projeções de crescimento do complexo portuário de São Francisco do Sul

Joinville tem lista de 30 árvores “tombadas” por decreto

Bilionário, maior plano contra alagamentos em Joinville passa por revisão

Qual região está mapeada para receber o próximo radar meteorológico de SC

Como estudos sobre VLT em Curitiba podem “inspirar” Joinville