A preparação para a macrodrenagem dos rios Bucarein e Jaguarão entrou em nova etapa, com a solicitação da licença ambiental prévia à Secretaria de Meio Ambiente de Joinville pela prefeitura. A etapa agora a conclusão do estudo de impacto ambiental, em andamento. Após a licença prévia, será a vez de solicitar a licença de instalação. No entanto, não há fonte definida de recursos, o que impede apontar estimativa de quando as obras poderão começar, ainda que o licenciamento venha a ser liberado.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A macrodrenagem dos rios Bucarein e Jaguarão está prevista no Plano Diretor de Drenagem Urbana, concluído em 2011e perto de ser revisado. Na atualização de custos do plano, no ano passado, as obras nos dois rios estavam estimadas em R$ 726 milhões. O custo final será definido somente quando os projetos executivos forem concluídos. A macrodrenagem não foi incluída em nenhum dos empréstimos contratados ou em contratação pela prefeitura.
O estudo de alternativas indicou o alargamento de trechos dos rios e instalação de galerias de desvio em outros pontos, principalmente onde há maior adensamento. Os piscinões subterrâneos chegaram a ser analisados, mas foram descartados por causa dos custos. Uma das etapas do licenciamento foi realizada em março, com consulta pública sobre relatório ambiental.
A macrodrenagem inclui obras de pavimentação. O objetivo com a intervenção é a redução da possibilidade de alagamentos na área central de Joinville. Das 21 macrodrenagens previstas no plano de 2011, apenas a do rio Morro Alto foi concluída, em 2013. As obras do Mathias pararam em 2020.
Continua depois da publicidade
Principal cobrança de comissão especial da saúde em Joinville, concurso não tem data
Layout das escolas municipais de Joinville entra em projeto de lei de comissão de segurança
Disputa antiga entre Casan e prefeitura de Joinville chega ao STF
Consórcio vence licitação para duplicação de R$ 86 milhões em Joinville
Por que representação em Joinville contra Adriano Silva foi arquivada