No mês da ampliação da testagem na cidade, o número de casos de coronavírus quase dobrou em Joinville. Maio encerrou com o registro de 416 pacientes com exames positivos, conforme a estatística do governo do Estado. No início da noite desta sexta-feira, o boletim estadual confirmou 818 casos. Na comparação feita pela coluna, estão sendo utilizadas as informações do governo estadual: os números do município, por uma questão de atualização, mostram uma expansão ainda maior de casos de coronavirus neste mês.
Continua depois da publicidade
Até 31 de maio, Joinville tinha realizado 2.403 testes, em contagem iniciada em março. Nesta sexta-feira, o número de testes chegou a 5.704 – ou seja, mais do que dobrou durante o mês de junho.
A ampliação da testagem foi ampliada com a criação de barreiras sanitárias e início do programa de aplicação de testes em 12 mil moradores escolhidos de forma aleatória, além da maior oferta de diagnóstico nas unidades de saúde. A Secretaria de Saúde de Joinville havia previsto uma expansão mais acentuada no número de casos positivos com a ampliação da testagem.
O boletim estadual aponta 27 mortes provocadas pela doença em Joinville desde o início da pandemia. Quatro delas ocorreram em junho. Em relação às internações, eram 22 pacientes nessa situação na cidade no final de maio, sendo 19 em leitos de UTI. Agora, são 35 pessoas sendo tratadas em hospitais, sendo 25 em UTI e as demais em enfermaria.
ATUALIZAÇÃO
Continua depois da publicidade
O boletim da prefeitura de Joinville indica um número maior de casos do que o registrado pelo governo do Estado porque há um intervalo de tempo até a atualização dos dados estaduais. Pelos dados municipais, já são mais de 900 casos. O número de recuperados chega a 496.