Os 669 quilômetros de ruas sem pavimentação em Joinville têm distribuição desigual entre as regiões da cidade. A zona Sul tem 35% da malha viária da cidade, mas 48% das vias sem asfalto ou outro tipo de cobertura estão nas áreas de abrangência das subprefeituras Sul e Sudeste.
Continua depois da publicidade
> Obras de pavimentação em 206 ruas de Joinville estão menos de 50% concluídas
A subprefeitura Sul atende aos bairros Boehmerwald, Floresta, Itaum, Itinga, Parque Guarani, Petrópolis, Profipo e Santa Catarina. A Sudeste tem abrangência nos bairros Adhemar Garcia, Fátima, Guanabara, Jarivatuba, João Costa, Morro do Amaral (área rural), Paranaguamirim e Ulysses Guimarães.
Os dados foram publicados pela prefeitura no Cidade em Dados 2020, publicação com atualização anual de uma série de indicadores. Joinville tem 1,8 mil quilômetros de ruas, com pavimentação (asfalto, lajota e paralelepípedos) em 63% da malha. Neste momento, os investimentos em pavimentação estão concentrados em recapes por meio de empréstimos junto ao Banco do Brasil (somados, os financiamentos chegam a R$ 161 milhões).
No plano de governo do primeiro mandato do governo Udo, a meta era asfaltar 300 km em quatro anos. A proposta ficou distante de ser cumprida. No plano de governo do segundo mandato, não foi incluída estimativa de quilometragem: foi abordado o plano de pavimentação comunitária e o recapeamento dos principais eixos viários.
Continua depois da publicidade