A recuperação do mercado de trabalho em Joinville continua sem chegar, de forma integral, a todos os grupos de trabalhadores. Após o fechamento de vagas no início da pandemia, principalmente nos primeiros três meses, a cidade conseguiu a retomada e encerrou o mês de março de 2021 com 11,5 mil empregos a mais do que no final de fevereiro de 2020. Dessa forma, Joinville não só recuperou os postos de trabalho perdidos como criou mais vagas. Mas não para todos para todos os segmentos.

Continua depois da publicidade

> Após seis meses, Joinville tem recuo na matriz: risco agora é “grave”

> MP marca reunião em Joinville para tratar do Código Florestal

> Retomada das obras do rio Mathias, em Joinville, não tem prazo e pode nem sair

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Continua depois da publicidade

No caso dos trabalhadores com mais de 50 anos: são 2,4 mil empregos a menos nessa faixa etária. Houve recuperação, mas sem a volta de todas as vagas perdidas no início da pandemia. A abertura de vagas em Joinville continua concentrada na faixa entre 18 e 24 anos, com saldo de 8,2 mil contratações a mais do que demissões desde março de 2020 até março de 2021. O fenômeno se repete no País, na maioria das cidades.

Entre os níveis de ensino, houve criação de empregos em quase todas as faixas em Joinville, com exceção dos grupos de trabalhadores com ensino superior e, em outro contingente, dos trabalhadores com ensino fundamental incompleto. Nos dois níveis, o saldo de vagas desde março do ano passado é negativo. São 208 empregos a menos, em relação a fevereiro do ano passado, entre os trabalhadores com ensino fundamental incompleto. No caso dos contratados com ensino superior, a redução é de 398 vagas.

> Joinville tem quase 10 mil famílias aptas a programa de alimentos; distribuição ainda sem data

> MP arquiva representação contra prefeito de Joinville sobre certificado da Previdência

> Reparo em via lateral da BR-101 em Joinville vira impasse

> Novos cemitérios são proibidos em área de proteção ambiental de Joinville

> Dengue mantém avanço em Joinville e já são mais de 4 mil casos em 2021