Ainda que distante de recuperar as perdas ocorridas nos primeiros meses da pandemia de coronavírus, Joinville conseguiu fechar mais um mês com desempenho positivo no mercado de trabalho. A cidade criou 711 empregos formais no mês passado, com a indústria apresentando melhor desempenho. Os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério da Economia. Em Santa Catarina, foram 10 mil novas vagas no mês de julho.
Continua depois da publicidade
> Neve em Joinville: fenômeno retorna em 2020 para a região
> Além da cloroquina, centro de tratamento precoce do coronavírus de Joinville receita ivermectina
Joinville começou 2020 com bom desempenho na geração de empregos, abrindo quase 3 mil vagas nos primeiros dois meses do ano. Mas veio a pandemia e se foram 13,1 mil empregos. Esse foi o saldo de demissões sobre as contratações entre março e maio. Mesmo com a volta das admissões nos dois meses seguintes, o saldo do ano continua negativo, com 7,6 mil postos de trabalho a menos em relação a 1º de janeiro.
No mês passado, a indústria liderou nas contratações em Joinville, abrindo quase 500 empregos. Ainda assim,mesmo com as 472 novas gas em julho, o setor tem contingente menor em 2,5 mil trabalhadores, na comparação com o início do ano. Todos os segmentos perderam empregos na pandemia e estão com saldos negativos no acumulado do ano.
Continua depois da publicidade
> Recuperados de coronavírus em Joinville: como testagem e registro também têm impacto