A prefeitura de Joinville abriu nesta quinta-feira o chamamento para qualificação de organizações sociais interessadas na gestão da Unidade de Pronto Atendimento Sul, a UPA Sul. As entidades que vierem a ser qualificadas ficam aptas a participar de eventual futura licitação sobre a gestão da unidade. A adoção de organização social também está em análise pelo Hospital São José, em etapa mais preliminar, com contratação de consultoria para analisar a viabilidade do modelo. A contratação de OS não muda o formato de atendimento pelo SUS, com manutenção da gratuidade.

Continua depois da publicidade

> Adriano Silva defende reforma para “acelerar obras” e faz apelo pela aprovação

> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A etapa de qualificação é para avaliar se as organizações socais se enquadram nos critérios exigidos na lei municipal. A composição do conselho de administração, por exemplo, traz uma série de regras. O cadastramento está aberto até o dia 29 de julho. As organizações sociais qualificadas poderão concorrer em futura licitação para a gestão da UPA Sul. Não foi informado se o contrato será para gestão integral ou parcial da unidade de saúde.

Neste momento, não há definição de quando, eventualmente, será feita a concorrência para a gestão da unidade de pronto atendimento. Por enquanto, também ainda não há divulgação se as demais duas UPAs de Joinville poderão passar por processo semelhante. Nesta semana, a Câmara de Vereadores aprovou projeto da prefeitura para convênio com o Hospital Bethesda para oferta de profissionais de pediatria na UPA Sul e a UPA Leste. O contrato terá duração temporária.

Continua depois da publicidade

> Futuro bairro planejado de Joinville dá mais um passo com protocolo de EIV

> Edital para obras de ponte de 980 metros em Joinville pode ser lançado neste mês

> “Invasão” de corredor de ônibus em Joinville tem queda; mas ainda são dez multas por dia

> Joinville permite que mais veículos usem corredores de ônibus; confira as mudanças