Antigo cais de porto e local de tentativa de retomada de transporte de passageiros nos anos 2000, a área entre o Mercado Público Municipal e o Moinho terá a instalação de uma das etapas do Parque Porto Cachoeira. A consulta pública foi aberta pela prefeitura de Joinville nesta sexta-feira, com possibilidade de apresentação de sugestões pela população. O plano é lançar a licitação de obra neste semestre, com custo estimado de R$ 7,5 milhões.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

A instalação de novas calçadas e mobiliário, além de novo paisagismo, será feita nas ruas Cais Conde D’Eu, Ricardo Stamm Gomes e Santos, e trecho da Urussanga. Na sequência, a Fiesc deverá montar projeto de parque linear no entorno do Moinho Joinville, prédio histórico em fase final de restauração da fachada e cobertura. A entidade empresarial pretende fazer uma proposta integrada ao Parque Porto Cachoeira.

O local da futura etapa do parque linear do rio Cachoeira foi fundamental no desenvolvimento econômico de Joinville. O terminal foi usado para o desembarque de matérias-primas vindas por meio do porto de São Francisco do Sul e embarque de produção local. O cais foi utilizado também pelo Moinho Joinville, entre outras empresas, principalmente nas primeiras décadas do século passado. Com a concorrência com a ferrovia e o crescente assoreamento do Cachoeira, o porto entrou em decadência a partir dos anos 30, deixando de ser usado em meados do século.

Nos anos 2000, o então governador Luiz Henrique tentou a volta do transporte de passageiros pelo rio Cachoeira. Uma hidrovia até São Francisco do Sul foi instalada e a rua Cais Conde D’Eu ganhou um terminal para passageiros. No entanto, sem o desassoreamento do rio, o transporte foi suspenso após pouco meses de operação. As demais tentativas seguintes também fracassaram. No ano passado, a estrutura foi removida, após risco de desmoronamento. No projeto do parque Porto Cachoeira, a proposta é de instalação de cais flutuantes, a serem utilizados para o turismo náutico.

Continua depois da publicidade

Lista inédita de concessões em Joinville ainda não chegou a ser licitada

FOTOS: Consulta pública mostra projeto de nova ponte em Joinville

Joinville inicia ano com criação de 2,3 mil vagas

Por motivo diferente, Joinville não tem sinal verde para empréstimo milionário

Joinville tem proposta de “rua modelo” para ciclistas

Artigo de lei municipal de temporários em Joinville é alvo de ação do MP

Decreto em Joinville traz regras sobre redução de impactos de alagamentos