Os direitos dos animais poderão se transformar tema de sala de aula em Joinville, com inclusão no currículo das escolas municipais. O projeto foi aprovado na sessão desta quarta-feira pelos vereadores de Joinville. A proposta havia recebido pareceres contrários em comissões, conforme relato da assessoria da Câmara, mas foi à votação porque a autora, Ana Rita Hermes (Cidadania) conseguiu as assinaturas suficientes para levar o tema ao plenário. Agora, cabe ao prefeito Udo Döhler avaliar se veta ou não o projeto.

Continua depois da publicidade

> Joinville tem média de 111 novos casos de coronavírus por dia em julho

> Isolamento de idosos e limitação dos horários de bares e restaurantes serão mantidos em Joinville

A proposta apresentada em 2018 pela vereadora Ana Rita prevê a inclusão dos diretos dos animais na grade curricular, sendo a definição do conteúdo a ser oferecido uma atribuição da Secretaria de Educação. O projeto abre a possibilidade de convênios com instituições de ensino de Direito e de Medicina Veterinária, assim como ONGs, para a capacitação dos professores.

“A falta de informação é um dos maiores responsáveis pelo sofrimento dos animais. Considerando-se que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, nada mais prudente e efetivo do que educar as nossas crianças para um futuro melhor e mais consciente no que se refere aos direitos dos animais”, alegou a vereadora na justificativa do projeto. A aprovação foi por nove votos a sete.

Continua depois da publicidade