A janela partidária deverá ampliar a concentração de bancadas na Câmara de Joinville, além manter a maioria da base governista, ainda que com vantagem menor. A possibilidade de vereadores trocarem de partido sem nenhuma restrição foi aberta nesta quinta-feira e se estende até o dia 5 de abril, véspera do prazo final para novas filiações a tempo de concorrer em outubro (seis meses antes). A atual legislatura começou com 14 partidos representados em Joinville, em 19 vagas. Deverá encerrar com oito legendas.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
O partido com maior crescimento será o PL. O partido de Jair Bolsonaro tem Cleiton Profeta e deverá ganhar mais três vereadores. Wilian Tonezi apenas aguardava a janela para se filiar ao PL – ele deixará o PRD, partido formado pela fusão do Patriota (pelo qual se elegeu) e PTB. Brandel Junior (Podemos) também vai para o PL. “Estamos confirmados no PL”, disse o vereador na manhã desta quinta-feira.
Outra filiação esperada no partido é de Cassiano Ucker, atualmente no União Brasil – o vereador admite conversas, mas não bateu martelo. O PSD terá a filiação do presidente da Câmara, Diego Machado, com boas chances de conseguir a filiação de mais um vereador, ao menos. O Republicanos ganhará representação no Legislativo de Joinville com Lucas Souza, de saída do PDT. O vereador comunicou sua filiação nesta quinta-feira, sendo o primeiro parlamentar de Joinville a oficializar a mudança.
A maior concentração de partidos na Câmara de Joinville reflete uma mudança na legislação eleitoral, já adotada em 2022, na eleição para deputados: os partidos precisam alcançar pelo menos 80% do quociente eleitoral para terem direito a uma ou mais vagas. Na última eleição municipal, em 2020, legenda que não alcançasse o quociente podia participar da divisão das sobras: não havia percentual mínimo, o que auxiliou para que mais partidos conseguissem representação.
Continua depois da publicidade
Quais vereadores devem mudar de partido em Joinville
Duplicação parcial em Joinville será liberada em etapas
Projeto quer transformar chineque em patrimônio cultural de Joinville
Bolshoi e Vigorelli devem entrar na nova visita de Jorginho em Joinville
Jorginho vê PL com candidatura própria a prefeito em Joinville
Contrato de supervisão de futura ponte em Joinville tem nova suspensão
Futuras áreas de escape na Serra Dona Francisca terão obras complementares