As medidas determinadas pela prefeitura de Joinville nos últimos decretos serão mantidas por mais duas semanas, pelo menos. Na lista, estão o isolamento domiciliar dos idosos e a limitação no horário de funcionamento dos restaurantes e bares, por exemplo. Não estão previstas novas restrições, pelo menos a curto prazo.
Continua depois da publicidade
> Joinville tem média de 111 novos casos de coronavírus por dia em julho
> Joinville e região se mantêm em situação “gravíssima” em alerta de risco para coronavírus
Nesta quinta-feira, completa-se um mês do decreto do isolamento domiciliar das pessoas com mais de 60 anos de idade e uso obrigatório das máscaras. O decreto do dia 23 de junho passou a ser cobrado 48 horas depois. A isolamento não é total, há uma série de situações as quais é permitido o deslocamento. A regra da máscara serve mais como orientação, não há previsão de multa. O mesmo decreto também trouxe a proibição de aglomerações em espaços públicos, como parques e praças. As medidas são fiscalizadas, mas de atendimento parcial.
Continua depois da publicidade
Hoje, completam-se 14 dias do decreto de limitação do horário de funcionamento de restaurantes e bares. A medida passou a vigor dois dias depois de anunciada. O atendimento ao público é liberado até às 20h entre segunda e sexta e até às 15 horas no sábado e domingo. No momento do anúncio do decreto, a prefeitura alegou que iria avaliar as medidas em duas semanas, com possibilidade de revogação. Mas o entendimento é de que não há motivos para a flexibilização. Assim, a restrição se mantém por tempo indeterminado.
> Joinville tem mais mortes por coronavírus em julho do que a soma dos meses anteriores