Os investimentos na BR-101 na região de Joinville serão a principal pauta do prefeito Adriano Silva em audiência com o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura), na próxima quarta-feira, em Brasília. No encontro, deverão ser apresentados mais pedidos na área de infraestrutura. Os ministérios do Desenvolvimento Regional e do Turismo também devem ser visitados pelo prefeito de Joinville, em agenda ainda em preparação – as reuniões estão sendo marcadas com a participação, também, do senador Jorginho Mello (PL).
Continua depois da publicidade
> BR-101 tem proposta de construção de elevados e ampliação das marginais em Joinville; confira vídeo
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A ampliação das vias laterais da BR-101 na região de Joinville tem projeto pronto desde 2019, com previsão também de construção de elevados nos cruzamentos com a Ottokar Doerffel e Minas Gerais. Os investimentos permitem o trânsito dos veículos dentro do município sem a necessidade de acesso às pistas principais da rodovia federal. A estimativa de 2019 apontava custo de R$ 120 milhões.
No entanto, essa expansão das vias laterais não está prevista no contrato de concessão da BR-101. Dessa forma, se a concessionária vier a fazer as obras, a despesa vai para planilha de cálculo do pedágio. A prefeitura alega que o impacto seria de oito centavos na tarifa. Outra situação a ser resolvida é que os investimentos não foram incluídos na revisão quinquenal do contrato (a etapa de tomadas de subsídios já foi concluída). O pedido ao ministro Tarcísio seja de autorização para as obras.
Continua depois da publicidade
> Atrás do calendário: por que Joinville volta a pedir remessa extra da vacinas contra Covid
> Vacinação contra a Covid em Joinville avança para público acima de 35 anos; veja como agendar
> Duas décadas após a compra, Cidadela de Joinville terá novo projeto de reforma