A duplicação da BR-280 em Santa Catarina alcançou 55% de execução, com R$ 907 milhões gastos até agora, em investimentos somente nas obras, sem incluir os custos com desapropriações, supervisão, entre outras despesas. As obras iniciaram em 2014 em dois dos três lotes e estão em andamento – os trabalhos no lote remanescente começaram em 2018 e pararam em 2022 para revisão de projeto. Pelos atuais contratos, já com reajustes e aditivos, ainda serão necessários mais R$ 730 milhões. Os prazos para a conclusão vão até 2025, com possibilidade de prorrogação.
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A duplicação tem 76 quilômetros de extensão, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul. O lote de maior custo, de quase R$ 1 bilhão em um pacote de R$ 1,6 bilhão, é o contorno de Jaraguá, uma nova rodovia de 24 quilômetros, com túnel duplo de mais de mil metros, ponte e viadutos. Um segmento de 3,2 km foi liberado de forma parcial (trânsito em um dos sentidos) no lote.
Confira imagens do contorno da BR-280 em Jaraguá
O segmento com mais trechos prontos fica em Guaramirim, no lote mais adiantado da duplicação da BR-280. O lote entre São Francisco do Sul e Araquari não tem nenhum segmento finalizado e as tratativas para a retomada das obras continuam em andamento, sem previsão de volta dos trabalhos. O saldo no contrato só permite execução parcial das obras previstas – um contrato suplementar será necessário.
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