Apesar de Joinville contar com uma extensão relativamente reduzida de corredores de ônibus, com 31 quilômetros de extensão, as multas de trânsito pela “invasão” das faixas exclusivas têm números elevados. Neste ano, já são 2,6 mil infrações pelo uso dos corredores por veículos sem permissão, conforme o sistema de estatística do Detran.
Continua depois da publicidade
> Prevista desde 2017, área de expansão em Joinville está perto da regulamentação
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os registros até caíram em relação ao mesmo período do ano passado, mas estão crescendo nos últimos meses: se os dados tiverem um recorte somente nos últimos três meses, a média é 14 multas por dia, em média, incluindo finais de semana. A maior parte das multas é aplicada em carros e camionetes, mas há registros também de infrações por motos e outros veículos.
Em junho, decreto da prefeitura liberou mais veículos a trafegar nos corredores de ônibus, como carros-forte e guinchos. Ambulâncias veterinárias e carros do transporte executivo (desde que identificados) também ganharam autorização para trafegar nas vias do transporte coletivo. A prefeitura de Joinville pretende dobrar a extensão dos corredores de ônibus nos próximos anos, com implantação de mais 33 km.
Continua depois da publicidade
> Revisão do Plano Diretor de Joinville amplia área urbana em 7,7 mil hectares
> Cinco anos depois, obras previstas em empréstimo milionário para Joinville não iniciaram
> MP busca informações em Joinville sobre futuro das obras do Mathias
> O que motivou a ação do MP sobre a queda da calçada em Joinville
> Em edital inédito, prefeitura de Joinville quer contratar aplicativo de transporte
> O que falta para retomada de obras de rede de gás natural em Pirabeiraba