As internações dobraram em apenas nove dias e Joinville tem, pela primeira vez, mais de 100 pessoas internadas por causa do coronavírus, em casos confirmados. São 101 pacientes sendo atendidos neste momento nas redes hospitalares pública e privada. Desse contingente, são 51 em leitos de UTI e 50 em alas de enfermaria. Há outras 65 pessoas internadas com suspeita de covid-19, mas ainda aguardando o resultado de exames – desse grupo, 14 estão em UTIs e os demais em enfermarias. Os dados foram informados pelo boletim da prefeitura de Joinville desta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
> Joinville recomenda isolamento de pessoas que moram com quem tem sintomas de gripe
> Secretário de Saúde de Joinville faz apelo por prevenção e critica “faísca da desobediência civil”
O avanço da pandemia coincide com a chegada do inverno e consequente queda nas temperaturas. Em 34 internados por causa de covid-19 antes da nova estação, em 19 de junho. Dez dias depois, já eram 47 pessoas em leitos de UTI e de enfermagem.
Joinville tem 91 leitos de UTI reservados para pacientes com coronavírus. A ocupação dos leitos de UTI chega a 81% porque entram no cálculo, além dos casos confirmados e suspeitos à espera do diagnóstico, os pacientes que foram internados com suspeita de covid-19, mas já com resultado negativo. Nas enfermarias, a ocupação é de 65% da capacidade.
Continua depois da publicidade
Para ampliar a capacidade de atendimento, a prefeitura de Joinville tenta credenciar leitos de UTI na rede privada e busca a ativação de mais 20 vagas no Hospital Regional, mantido pelo governo do Estado. A expansão do Hospital São José também está nos planos, em duas etapas. Mais medidas restritivas foram adotadas durante a semana pelo município, como limitação no horário de funcionamento de bares e restaurantes.
> Novo decreto em Joinville é resposta ao avanço da pandemia e às denúncias de aglomeração