Uma iniciativa de revitalização em Porto Alegre recebeu a visita de uma comitiva de Joinville formada por representantes da prefeitura de Joinville e da Fiesc. O local escolhido para a agenda, o Cais Embarcadero, poderá ser em uma das inspirações para o futuro Parque Porto Cachoeira, previsto para as margens do Cachoeira no entorno do Moinho Joinville, Mercado Público e parte da área da Ciser.

Continua depois da publicidade

> Joinville tem plano de parque ao longo do Cachoeira; “deck Fritz” está na proposta

> Fiesc detalha projeto para complexo no Moinho Joinville; confira imagens​​

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O espaço visitado na capital gaúcha faz parte da revitalização dos cais junto ao Guaíba, ao lado Usina do Gasômetro. Gastronomia é uma das atrações. A reutilização de antigos armazéns portuários, no setor do Centro Histórico de Porto Alegre terá mais etapas, em parcerias entre o governo do Estado e a iniciativa privada. Em Joinville, a restauração do Moinho Joinville vai contemplar um trecho do futuro parque – o terreno comprado pela Fiesc vai receber também complexo educacional, em fase de licenciamento junto à prefeitura e com previsão de início das obras nos próximos meses.

Continua depois da publicidade

A modelagem do futuro parque em Joinville ainda está em análise, embora já exista a decisão de implantação em etapas. A experiência de Porto Alegre, pela proximidade com rio e as características históricas, tem “similaridades” com as pretensões de Joinville. Os secretários Marcel Virmond (Planejamento Urbano) e Guilherme Gassenferth (Cultura e Turismo), além do gerente executivo da Fiesc em Joinville e região, Marco Goetten; e o gerente de engenharia da Fiesc, Lúcio Goldani; fizeram parte da comitiva.

> Por que projeto de multa para quem agendar vacina contra Covid e não comparecer está parado

> Joinville e região planejam mutirão de vacinação contra a Covid no fim de semana