Na retomada da fiscalização eletrônica em Joinville, as infrações por avanço do sinal vermelho estão sendo registradas em quantidade maior do que no período anterior de monitoramento, encerrado em 2021. Como o sistema de radares ficou sem operar durante mais de dois anos, a volta dos aparelhos pode ter “surpreendido”, com tendência à queda nas multas nos próximos meses. No entanto, há mais cruzamentos mapeados para receber os aparelhos até dezembro, conforme o contrato.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

Em agosto, conforme dados do Detran/SC, a fiscalização eletrônica detectou 1,6 mil infrações por avanço de sinal vermelho na cidade. No mês seguinte, com mais aparelhos em operação, foram 2,9 mil. Na série histórica mantida no site do Detran/SC, com dados desde 2018, o número de setembro de 2023 é o mais alto nesses quase seis anos (entre março de 2021 e junho de 2023, o sistema esteve desativado).

O recorde mensal do período, até então, era de janeiro de 2018, com 2,4 mil registros. Era a única vez em que mais de duas mil notificações foram aplicadas de um mês. A incidência de infrações por sinal vermelho nos últimos meses é proporcionalmente maior em relação aos anos anteriores porque o número de aparelhos em operação é menor. O avanço do sinal vermelho foi a segunda multa mais aplicada em Joinville no mês passado, atrás das infrações por andar em velocidade até 20% acima do permitido. Atualmente, são 14 pontos monitorados, com planejamento para chegar a 25 até dezembro.

Onde serão construídos elevados e viadutos na duplicação da BR-280

Continua depois da publicidade

FOTOS: Como será a Praça Húngara em cidade de SC

Parada há oito anos, obra da Costa do Encanto terá tentativa de acordo

Joinville registrou 9,7 mil infrações por radares em setembro; ranking das multas teve mudança

Acesso ao porto em SC poderá ser prioridade em retomada de obras de contorno

Prefeitura de Joinville fará leilão de veículos; edital traz valores mínimos para lances