Apesar do desempenho positivo no mercado de trabalho nos últimos três anos, as indústrias de Joinville e de Santa Catarina ainda não recuperaram todas as vagas perdidas com a crise econômica. Na cidade do Norte, foram cortados 9,5 mil empregos no setor entre 2015 e 2016. Nesse intervalo, o setor industrial perdeu para os serviços a histórica condição de maior empregador na cidade.

Continua depois da publicidade

Nos anos seguintes, surgiram 6,1 mil vagas (diferença entre admitidos e demitidos). Portanto, Joinville precisa criar 3,4 mil postos de trabalho na indústria para recuperar o patamar de cinco anos atrás. A indústria gera 71 mil empregos diretos na cidade.

Na esfera estadual, a indústria da transformação eliminou 50,7 mil vagas durante o ápice da crise econômica. Só em 2015, foram 36,5 mil demissões a mais do que demissões. Houve recuperação nos anos seguintes, com o surgimento de 35,6 mil empregos. Assim, será ainda preciso criar outras 15 mil vagas para recuperar o estoque de empregos de dezembro de 2014.São 675 mil pessoas empregadas na indústria em Santa Catarina. No Brasil, são 950 mil vagas a menos na indústria desde o final de 2014.

Continua depois da publicidade