Em outro indicativo do envelhecimento da população de Joinville, o contingente de eleitores com 60 ou mais anos de idade é cada vez maior do que aquele formado por quem tem até 24 anos. O pessoal com mais de seis décadas de vida “ultrapassou” no ano passado e agora são pouco mais de 60 mil pessoas. A faixa até 24 anos – que eram um número maior até agosto – agora soma 57,5 mil votantes. 

Continua depois da publicidade

Apenas para reforçar, o cadastro eleitoral de Joinville passou por recadastramento recentemente por causa da biometria. Assim, os dados estão atualizados, em grande parte. Há apenas dez anos, a cidade tinha 60 mil eleitores com até 24 anos, enquanto que os sexagenários e as demais faixas de mais idosos somavam 40 mil. Agora, se inverteu e o avanço na faixa acima dos 60 aumenta a proporção.

Elogio ao rotativo

A CDL de Joinville considera um “sucesso” até agora a retomada do estacionamento rotativo em Joinville porque, enfim, voltou a oferta de vagas para estacionar na área central. O único pedido de ajuste, ainda em estudo, é solicitar melhor identificação das vagas – a sinalização está dentro do que prevê o Código de Trânsito, o pedido seria de reforço. “O rotativo de Joinville tem tudo para ser case nacional de sucesso”, diz o presidente José Manoel Ramos, garantindo que os lojistas estão satisfeitos com o sistema em operação desde a última sexta-feira, com gestão pelo Detrans de Joinville.