Inaugurada pela Celesc e governo do Estado nesta terça-feira em Joinville, a nova subestação de energia motivou polêmica em 2021, quando as obras estavam perto de começar. Houve contestação em relação ao local escolhido e até ações judiciais, sem decisões desfavoráveis à construção. Os episódios anteriores às obras, em especial as audiências públicas sobre o empreendimento, foram lembrados em parte dos discursos de inauguração. Além da subestação do Boa Vista, foram entregues duas novas linhas de distribuição.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

Um dos questionamentos em relação à subestação foram sobre as audiências. Em março de 2021, o MP entrou com ação com pedido de suspensão de audiência pública virtual para a apresentação do estudo de impacto de vizinhança. O pedido era de realização de audiência presencial mais adiante, quando os indicadores da pandemia já tivessem recuado. A liminar não foi concedida.

Uma outra ação também foi apresentada, por um grupo de moradores, com pedido de mais audiências públicas presenciais. No segundo semestre, a Câmara de Vereadores realizou uma série de audiências públicas, com presença de público, sobre a subestação. Os moradores se queixaram de eventuais transtornos, manifestaram temor com desvalorização dos imóveis e sugeriram a instalação em outro local.

A Celesc defendeu o local, junto à almoxarifado da empresa, como estratégico e garantiu a segurança do empreendimento. A construção da subestação também foi apontada como urgente, como forma de evitar sobrecarga no sistema de abastecimento de energia. As obras foram realizadas sem interrupção. O investimento na unidade foi de quase R$ 26 milhões.

Continua depois da publicidade

Proposta quer salário de vereadores de Joinville em R$ 19,5 mil, a partir de 2025

Por que contorno ferroviário de Joinville terá “desvio”, com mudança no traçado na região

Ação sobre multa em trem no horário de pico em Joinville chega ao STJ; lei não vale mais

Prefeitura de Joinville prepara novo concurso; saiba quais setores terão vagas

Curitiba lança iniciativa que Joinville poderá tentar no futuro contrato dos ônibus

Quais obras podem sair na BR-101 antes da repactuação do contrato