A inadimplência no pagamento das contas d’água disparou em Joinville nas últimas semanas e já são 39 mil faturas em atraso, equivalente a 17% das economias abastecidas pela Águas de Joinville na cidade. Se não estivesse valendo a determinação da prefeitura de suspensão do corte no abastecimento, já seriam 13 mil economias sujeitas ao corte – as demais em débito ainda não entraram no prazo de corte da ligação. A tarifa da água incluiu também o esgoto, caso a economia conte com rede de coleta.
Continua depois da publicidade
A Águas de Joinville emite notificação para os consumidores com atraso acima de 30 dias. Se o pagamento não for efetuado nos 30 dias seguintes, o corte é efetuado. Portanto, são 60 dias, em tese, para quitar a conta. Apesar dos cortes estarem suspensos, a companhia comunica o atraso aos serviços de proteção do crédito após 40 dias. Antes da suspensão no período de pandemia, a companhia fazia em torno de 300 cortes por dia.
Após a pandemia, quando voltará a possibilidade de interrupção no fornecimento de água, os eventuais atrasados serão cobrados. Ou seja, não haverá anistia. Os 5 mil consumidores contemplados na tarifa social têm isenção nas faturas de abril e maio e não entram, portanto, na lista de devedores.
Os comerciantes com consumo mensal até 10 metros cúbicos que solicitaram adiamento no pagamento das faturas de abril e maio não entram na relação de inadimplentes.
Continua depois da publicidade