As igrejas de Joinville serão convidadas pela Secretaria de Saúde para colaborar na distribuição de máscaras. As instituições interessadas poderão se cadastrar em chamamento público a ser aberto ainda nesta semana. A entrega dos equipamentos será para a população em geral: na prática, as igrejas serão mais um local de distribuição. A intenção da secretaria é ampliar a capilaridade da rede de entrega.

Continua depois da publicidade

O lote de 500 mil máscaras caseiras compradas pela secretaria começou a ser entregue à população em supermercados cadastrados. Os PAs e postos de saúde também são ponto de retirada das unidades, também distribuídas pelos agentes comunitários de saúde. São entregues duas máscaras por CPF, de forma gratuita.

Até agora, em torno de 70 mil máscaras foram distribuídas. A secretaria ainda não considera ideal o uso dos equipamentos nas ruas e quer a ampliação da utilização. As igrejas serão uma forma de ampliar os pontos de retirada das proteções. Em Joinville, o uso da máscara nas ruas é recomendado, sendo obrigatório em locais fechados compartilhados, como comércios, locais de trabalho, etc. A Saúde estuda impor a obrigatoriedade.

Continua depois da publicidade