Além da queda inédita no desempenho, com recuos nas médias nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, a rede municipal de Joinville manteve a desigualdade na performance entre as escolas no Ideb 2021, cujos resultados foram divulgados agora em setembro de 2022. A queda no desempenho foi atribuída aos impactos da pandemia – o fenômeno se repetiu na maioria das redes municipais de ensino de outras cidades do País. A suspensão das aulas presenciais têm sido apontada como principal motivo para a situação.

Continua depois da publicidade

​​​​​> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Apesar da queda nas médias, Joinville manteve escolas municipais na liderança entre escolas públicas no Estado, com notas acima de 7 e até de 8. Mas há estabelecimentos bem abaixo da média. Nos anos iniciais, com as provas aplicadas nos alunos do quinto ano do ensino fundamental, a média geral da rede municipal de Joinville foi de 6,8 (0,4 ponto abaixo da edição anterior). Mas o resultado se trata de uma média.

Cinco escolas municipais de Joinville não chegaram a 6 no Ideb 2021 nos anos iniciais. Entre a escola com o melhor desempenho e a unidade escolar com o resultado mais baixo, a variação é de 8,4 para 5,3. Em outra comparação, as cinco melhores escolas no indicador tiveram média de 8. No caso das cinco mais abaixo no ranking, a média ficou em 5,7.

Nos anos finais, com avaliação da aprendizagem nos estudantes do nono ano do ensino fundamental, a pontuação média foi 5,9 na rede municipal de Joinville. O melhor desempenho alcançou 7,4 – o Ideb mais baixo entre as escolas foi de 4,8. Desde a retomada do ensino presencial, a Secretaria de Educação de Joinville está oferecendo aulas de reforço para a melhoria da aprendizagem. A secretaria também considera os resultados “recuperáveis”. O próximo Ideb será aplicado no ano que vem, com divulgação em 2024.

Continua depois da publicidade

> Quanto ainda falta a duplicação da BR-280 ficar pronta

> Visita de Bolsonaro a Joinville tem agenda prévia, com indicação de local e horário

> Polêmica do passado, proposta de túnel em Joinville vai continuar na gaveta

​> Pedido de Joinville sobre hospital é demanda de R$ 18 milhões por mês

> Banco de projetos para obras em Joinville tem edital de R$ 102 milhões

> Licitação tenta, pela quarta vez, a instalação de radar em Joinville