O símbolo da retomada do transporte de passageiros pelo rio Cachoeira foi abaixo na manhã desta sexta-feira. Inaugurado há 15 anos, o terminal próximo ao Mercado Público Municipal foi removido pela prefeitura devido ao risco de queda do muro junto ao rio – a retirada da estrutura de embarque e da calçada é uma forma de reduzir o peso. Em outro formato, um ponto para passageiros pode ser retomado em local próximo, junto ao Moinho Joinville.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O terminal foi inaugurado em dezembro de 2008 pelo então governador Luiz Henrique da Silveira. A estrutura para embarque e desembarque de passageiros seria o local de acesso à primeira hidrovia de Santa Catarina. A via para embarcações contava com sinalização entre os terminais de Joinville e de São Francisco do Sul, em trajeto de 23 km. O transporte seria por meio de JetBus e JetVan.

A empolgação com a retomada do transporte era tamanha que o serviço não teria apenas funções turísticas, mas também para deslocamento da mão de obra entre as duas cidades, como opção à congestionada BR-280. Não deu certo. A experiência, com uso de outras embarcações, durou poucos meses. O desassoreamento do rio não ocorreu porque divergências em relação ao descarte dos sedimentos (bota-fora) e a movimentação dos barcos ficou dependente da maré baixa.

Assim, o terminal deixou de ser usado de forma regular em meados de 2009. Até houve tentativas esporádicas de retomada, sem continuidade. Sem uso, a estrutura teve pedidos de retirada, mas foi ficando. Agora, com risco à segurança, foi removida. A prefeitura tem planos de instalar cais flutuante em frente ao Moinho Joinville, como anexo de futuro parque linear. O transporte deverá voltar, mas nunca mais pelo terminal que um dia simbolizou a volta de uma atividade tão marcante na história de Joinville.

Continua depois da publicidade

Câmara de Joinville tem mais um projeto para tentar liberar motos em corredores de ônibus

Comissão especial de saúde de Joinville fará visitas surpresa e terá canal pelo WhatsApp

Terceirização da merenda escolar em Joinville enfrenta ação; Justiça indefere

População da região rural de Joinville aumenta 28% desde 2010, acima da média da cidade

Futuro empréstimo de Joinville terá fatia inédita para desapropriações

Acordo na Câmara de Joinville troca pedido de CPI por instalação de comissão especial