Dois expoentes do liberalismo foram citados no discurso de posse de Adriano Silva (Novo). O prefeito reeleito de Joinville abordou citações da ex- primeira-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher (1925-2013), e do economista austríaco Friedrich Hayek (1899-1992). Adriano foi reeleito com 78,69% dos votos, em primeiro turno.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A menção a Hayek, ligado ao movimento Escola Austríaca, de defesa do liberalismo clássico, foi feita por Adriano em referência ao trabalho de equipe. A abordagem foi sobre a observação de Hayek de que nenhuma mente pode dominar todas as informações para organizar uma sociedade, pois a eficiência viria da interação.

“Neste período (primeiro mandato), Joinville teve grandes avanços em todas as áreas. E por mais que eles sejam atribuídos às secretarias que coordenaram os trabalhos, todos esses avanços são vitórias coletivas”, afirmou Adriano. A menção a Thatcher, que assumiu o governo em 1979, um ano depois do nascimento de Adriano, foi no final do discurso.

Depois de citar a “coragem” de Tatcher em reformas econômicas, privatizações e “defesa da liberdade como pilar da sua política”, o prefeito citou frase atribuída à primeira-ministra. A citação mencionada foi “as pessoas acham que no topo não há muito espaço. Elas tendem a pensar no topo como um pico do Everest. Minha mensagem é que há uma imensidão de espaço no topo”.

Continua depois da publicidade

A referência foi sobre liderança. “Pois é no topo que veremos melhor o horizonte e quanto mais pessoas no topo, mais lideranças estarão trabalhando pelo futuro da nossa cidade e da nossa nação. A liberdade é a única forma de deixar que líderes busquem seus desafios e se desafiem”, emendou Adriano, na sequência.

Câmara de Joinville reelege presidente e repete unanimidade

Ponte entre duas praias de SC que pode “encurtar” trajeto de 35 km ainda sem previsão de obras

Dez desafios para Adriano Silva para o início do segundo mandato em Joinville

Avenida dupla, VLT e parque: o que foi proposto para a ferrovia em Joinville há 15 anos

Em dez anos, investimento em duplicação em SC chega perto de R$ 1 bi; lote de 36 km é maior desafio

Até contorno de 33 km: Plano Viário de Joinville tem 120 km em propostas de novas ligações

Frota tem maior avanço em dez anos e marca de 500 mil veículos pode chegar em 2025 em Joinville