A Guarda Municipal de Joinville vai contar com cães treinados. A portaria de criação do canil foi publicada nesta semana, com formação de grupo de operações com cães. Um pastor-belga-malinois está em treinamento e há planos para a estrutura contar com mais dois animais. O canil está instalado na sede de Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A atuação do grupo de operação com cães da guarda tem uma série de atividades previstas, como patrulhamento ostensivo e operações de busca e resgate, além de detecção de drogas e armas. Demonstrações de cunho educacional e uso em terapia (cinoterapia) também estão entre as atribuições. O cão Hórus está em treinamento e tem participado de demonstrações da Guarda Municipal.

A busca agora é por um segundo cão, já treinado, em tratativas com a Associação Amigos da Segurança Pública de Joinville. O plantel definitivo pretendido terá três animais. As raças preferenciais são pastor-belga-malinois e pastor alemão, mas poderão ser utilizadas outras, após avaliação. A portaria traz as regras para o ingresso dos cães no grupo de operações.

Futuro modelo do transporte coletivo em Joinville não avança na integração regional

Continua depois da publicidade

Ainda sem obras da Ponte Joinville, contrato de supervisão tem pausa

Quais cidades de SC têm mais infrações de trânsito em 2023

Joinville tem mais multas por invasão de corredor de ônibus e infração sobe em ranking

Joinville tem proposta de novas regras para futuros condomínios fechados

Novo modelo terá notas para ônibus em Joinville; pesquisa vai impactar no subsídio

Como vai ficar a frota dos ônibus em Joinville; midiônibus está entre as mudanças