Um grupo será formado na região Norte de Santa Catarina para acompanhamento da duplicação da BR-280 no segmento entre São Francisco do Sul e Araquari – as obras estão paradas no lote desde o final de 2022. A proposta surgiu na manhã desta segunda-feira, em reunião do Conselho das Entidades Empresariais de Joinville, formado por Acij, Acomac, Ajorpeme e CDL, com participações dos deputados estaduais com base eleitoral em Joinville e lideranças de outros municípios. O comitê terá reuniões regulares.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A reunião foi marcada por queixas pelo atraso nas obras e os impactos de a BR-280 sem duplicação concluída. O presidente da Acij, Guilherme Bertani, citou a busca de mais “celeridade” nas obras como um dos objetivos do encontro. “A situação está caótica para a comunidade e para as empresas”, alegou o dirigente. Uma das tarefas do grupo é buscar alternativas a curto prazo, medidas que poderão melhorar a mobilidade já para a atual temporada, se houver viabilidade.

Na semana passada, o Ministério dos Transportes recebeu pedido de Araquari para a liberação para o trânsito de vias laterais da duplicação, ainda não concluídas. Outras possibilidades podem ser examinadas. O presidente da Acomac, José Haveroth, citou a necessidade de paliativo a curto prazo.

Na outra frente, o comitê vai monitorar as tratativas para a retomada das obras no lote 1, entre Araquari e São Francisco do Sul. As obras no segmento de 36 km estão paradas desde o final de 2022. O DNIT pretende fatiar o lote, com lançamento de edital específico para a retomada das obras nos locais já iniciados (contorno de São Francisco do Sul e no entorno do Instituto Federal Catarinense). Em outra concorrência, será contratado o projeto para os trechos remanescentes.

Continua depois da publicidade

Ponte de R$ 310 milhões em obras em Joinville “motiva” projeto para nova via

Rodovia federal em SC ganha concreto em 46 km de pista

Futuro do canal fechado há quase 90 anos em SC vai precisar de mais mobilização

Em obras, rua coberta de R$ 3,7 milhões em cidade de SC começa a ganhar forma

Mapa aponta três “gargalos” da BR-101 em SC

Até quando vão as obras de manutenção da BR-280 em São Francisco do Sul

Joinville poderá ter taxa para recolhimento de animais