A primeira tarefa dos vereadores eleitos na Câmara de Joinville será realizada antes da posse: na próxima semana, os futuros parlamentares serão ouvidos sobre o projeto de redução dos assessores. A participação do grupo será em reunião da Comissão de Legislação, último passo antes da votação em plenário. O outro projeto de redução de gastos, com corte de diárias de viagens dos vereadores, está pronto para ser votado, mas ainda não foi colocado em pauta.
Continua depois da publicidade
> Conheça os 19 vereadores eleitos em Joinville nas Eleições 2020
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Cada vereador de Joinville tem direito a nomear sete assessores. A proposta de Ninfo König (PL), apresentada no final do ano passado, é de para quatro. O vereador, que não concorreu à reeleição, entende que é possível a execução das ações do mandato com um número menor de auxiliares. O projeto corta três dos assessores de apoio operacional – o salário é de R$ 3,4 mil. Como são 19 gabinetes, o projeto elimina 57 cargos, se aprovado.
A sugestão de ouvir os futuros vereadores partiu de Maurício Peixer (PL), reeleito no dia 15. Dos 19 atuais vereadores de Joinville, 15 tentaram um novo mandato, com quatro sendo reeleitos. Além de Maurício, Tânia Larson (PSL), Cláudio Aragão (MDB) e Adilson Girardi (MDB) conseguiram o novo mandato.
Continua depois da publicidade