O novo modelo de transporte coletivo de Joinville, a ser licitado em 2024, não amplia a integração com as cidades vizinhas. A linha que faz a ligação com Araquari será mantida, mas a conexão de mais linhas de ônibus – ou mesmo a ampliação da existente – com outras cidades vai depender dos avanços na formação da região metropolitana de Joinville, prevista em lei estadual.
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Uma das linhas em operação no atual contrato faz ligação do transporte coletivo de Joinville com Araquari. A conexão é feita pelo Itinga, com trajeto pela antiga rodovia estadual (já municipalizada), com retorno a partir da rua Adolfo Soares, em trecho de curta extensão no município vizinho de Joinville. Há pedidos de ampliação dos roteiros, inclusive até a BR-280.
Eventual expansão para outras cidades do transporte coletivo urbano de Joinville, ou mesmo novas ligações com Araquari, vai ficar na dependência da implantação da região metropolitana. O dispositivo foi criado por meio de lei estadual aprovada em 2021, mas falta a instalação por meio de lei específica, para criação de superintendência. A gestão será por meio da Amunesc.
A região metropolitana é formada por Joinville e Araquari, com os municípios de Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, ltapoá, São Francisco do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul como área de expansão. Entre os objetivos da RM, estão a “prestação integrada dos serviços públicos de transporte coletivo de passageiros, mobilidade urbana e saneamento básico”.
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