Ainda que o cronograma estimado pela prefeitura de Joinville para a licitação do transporte coletivo seja cumprido dentro dos prazos previstos, as mudanças pretendidas com o novo contrato vão mais levar mais de um ano para serem notadas pelos usuários. Além do período até a conclusão da concorrência, há ainda um prazo de até 180 dias, após a assinatura do contrato, para a entrada de operação da empresa ou consórcio vencedor do certame. Há também outros prazos para determinados investimentos. Joinville terá a primeira licitação do transporte coletivo da história da cidade.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Após a consulta pública aberta nesta semana, a etapa seguinte será a audiência pública sobre a licitação do transporte coletivo. A análise do edital será realizada pelo Tribunal de Contas do Estado até o final do ano e, em fevereiro, será a vez de iniciar a concorrência. Esse é o planejamento do governo Adriano Silva. Se tudo correr sem questionamentos judiciais, o contrato pode ser assinado até o final do primeiro semestre. A partir daí, começa correr a prazo de 180 dias.

O novo modelo vai mudar a bilhetagem eletrônica, com possibilidade de integração sem necessidade de acessar os terminais (que serão mantidos) ou mesmo de tarifas reduzidas fora do horário de pico. Todos os ônibus terão de contar com ar-condicionado, wi-fi e câmeras. Haverá número maior de linhas e de veículos em operação, com previsão de subsídio maior a ser desembolsado pelo município.

O critério de escolha do vencedor da concorrência será a proposta de tarifa mais baixa, com comprovação da viabilidade do valor ofertado. Além disso, será preciso depositar a outorga de R$ 232 milhões, a ser devolvida pelo município em parcelas mensais ao longo de 15 anos. O montante é referente à dívida do município com as atuais concessionárias.

Continua depois da publicidade

Câmara de Joinville tem proposta para conceder título de cidadão honorário para Sergio Moro

Projetos para mudar lei de apoio à cultura em Joinville enfrentam reações

Com novo formato, festa de outubro volta a ser realizada em Joinville

BR-280 terá mais um trecho duplicado liberado neste ano

Mais uma duplicação em Joinville será fatiada

Demolição é descartada e ginásio em Joinville será reformado

Em estimativa “conservadora”, novo modelo de Joinville terá repasse de R$ 7 mi por mês