Perto de completar 90 anos do fechamento, o canal do Linguado vai precisar de maior mobilização em Santa Catarina para que seja tomada uma decisão sobre o futuro do aterro, seja de reabertura ou manutenção. Neste momento, o foco principal da duplicação da BR-280, a obra trouxe de volta a discussão sobre a intervenção concluída em 1935, é a tentativa de retomada do lote entre São Francisco do Sul e Araquari, por onde passa o Linguado.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Os trabalhos para duplicar o segmento mais movimentado da BR-280, rota para portos e praias, estão parados há dois anos e novas licitações terão de ser realizadas. A definição sobre o Linguado ficará para depois. Se não houver movimentação de lideranças na região, o tema poderá continuar se arrastando indefinidamente, como já vem ocorrendo há décadas.
O canal do Linguado, fechado com aterro para permitir a manutenção de ferrovia, que antes cruzava por uma ponte, tem um novo momento porque os estudos da Univali foram concluídos no mês passado, com acompanhamento pelo Grupo Pró-Babitonga. No levantamento, após análise de uma série de hipóteses, a sugestão foi a abertura de 100 metros no segmento Sul do aterro. A proposta inclui a construção de pontes e a remoção de parte dos sedimentos acumulados de um dos lados do aterro (dragagem de meio milhão de metros cúbicos).
Continua depois da publicidade
O estudo deve servir de baliza para a solução a ser adotada para o Linguado, conforme tratativas anteriores entre DNIT e Ministério Público Federal. No entanto, como há necessidade de licenciamento ambiental, em processo que pode levar anos, o DNIT não vai incluir o canal nos editais para contratar novos projetos. Ainda que a decisão não saia agora, de reabertura ou manutenção, se não houver mais mobilização em torno do tema, o Linguado vai manter o histórico quase centenário de indefinição – a busca pela reabertura começou de forma quase imediata ao fechamento.
Em obras, rua coberta de R$ 3,7 milhões em cidade de SC começa a ganhar forma
Mapa aponta três “gargalos” da BR-101 em SC
Até quando vão as obras de manutenção da BR-280 em São Francisco do Sul
Joinville poderá ter taxa para recolhimento de animais
Como é a proposta para a criação do maior bairro de Joinville, em área
Novo porto em SC está em plano de investimentos de gigante agroindustrial
Novo leilão de imóveis do Ipreville tem área colocada à venda pela primeira vez