A solução para o canal do Linguado tem possibilidade de ser incluída no novo projeto de trecho da duplicação da BR-101. O DNIT/SC está em tratativas com o Ministério Público Federal e o Grupo Pró-Babitonga (GPB) para que a decisão técnica sobre o aterro que fechou o canal em 1935 possa ser levada em conta no projeto a ser contratado para o lote 1. O estudo em elaboração pela Câmara Técnica Canal do Linguado do GPB, que apontará se o canal deve ser reaberto, e de que forma, será apresentado em outubro.

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O canal do Linguado, no entorno da ilha de São Francisco do Sul, faz parte do lote 1 da duplicação da BR-280. A rodovia federal e a ferrovia de ligação com o Porto de São Francisco do Sul passam sobre o aterro. Antes da contratação das obras, em 2010, o DNIT tinha planos de construção de ponte no local. Até foi elaborado projeto básico. Mas como a questão da reabertura estava em discussão na Justiça, o Linguado ficou fora do projeto final da duplicação. As obras começaram em 2018 e pararam em 2022, para revisão do projeto.

O DNIT avaliou o contrato e concluiu que não era mais possível a conclusão dos 36 km do lote naquela contratação. Nesse cenário, o planejamento passou a ser retomar as obras em um segmento de 12 km (contorno de São Francisco do Sul) e fazer novo projeto para o trecho remanescente. É nessa “revisão” que a opção a ser tomada no Linguado (reabertura total ou parcial, ou manutenção) pode ser incluída.

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O principal objetivo, além da inclusão no projeto, que levará entre um e dois anos para ficar pronto (depois será a vez de contratar as obras), é dar início ao processo de licenciamento ambiental, com elaboração de estudos específicos a serem apresentados ao Ibama. Por isso, as tratativas em andamento para que as conclusões do estudo já possam ser utilizadas no termo de referência do projeto a ser contratado.

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