O futuro contrato do transporte coletivo de Joinville vai prever prazo de até dez anos para a instalação gradativa de novos abrigos de ônibus, sendo que metade dos pontos precisa ficar pronto em até quatro anos da concessão. Os locais de embarque e desembarque de passageiros serão de responsabilidade do futuro operador. Atualmente, a tarefa é de instalação e manutenção é da prefeitura de Joinville. A licitação será realizada em 2024.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A nova concessão vai determinar a implantação de 1.455 abrigos de ônibus e 2,4 mil placas de indicação de ponto de parada – no novo contrato, as placas terão de estar instaladas em até dois anos. Joinville tem em torno de 2,4 mil pontos de embarque e desembarque de ônibus. Os abrigos estão instalados em 1.382 pontos, com cinco modelos diferentes. Há 502 pontos de parada só sinalizados, sem abrigo, e outros 516 sem contar nem com a placa de sinalização.
Nas pesquisas com usuários do transporte coletivo, utilizadas na preparação da licitação, os pontos de parada foram criticados. Os novos abrigos serão metálicos, com três ou sete lugares, ou com vidro. Dos 1,4 mil previstos, 400 serão em locais onde não as estruturas não existem – os demais serão para substituição. O futuro concessionário poderá vender espaços publicitários nos abrigos.
Com “inspiração”, cidade de SC terá Stammtisch inédito para reforçar turismo
Continua depois da publicidade
Vizinha de parque, estrada litorânea em SC não tem “restrição” para pavimentação
Com pedidos, vias laterais da BR-101 terão lombadas em três locais em Joinville
Como é feita a manutenção dos reservatórios de água em Joinville
Trânsito de Joinville terá tachões “inteligentes”
Decoração de Natal em Joinville terá atração principal; ativação das luzes será antecipada
Uso de gratuidades no transporte coletivo também caiu em Joinville