A prefeitura de Joinville anunciou nesta terça-feira a adoção de mão inglesa na rua Otto Nass entre a Santos Dumont e a Tenente Antônio João, em conjunto de mudanças no trânsito da região Norte da cidade a serem implantadas a partir de domingo. A mão inglesa na via do bairro Bom Retiro é uma das mais solicitadas em Joinville: somente na Câmara, foram 16 moções e indicações, apresentadas por vereadores entre 2017 e 2021. A mão inglesa, a permissão para os veículos trafegarem do lado esquerdo, não tem previsão de ser adotada a curto prazo em outra rua de Joinville além da Otto Nass.

Continua depois da publicidade

> Joinville terá mudanças em ruas de acesso ao aeroporto e a shopping da cidade

> Prefeitura de Joinville alega proibição legal de reajuste; posição definitiva depende de consulta

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A mão inglesa na rua do Bom Retiro passou a ser cobrada em 2017, após a implantação do binário entre a Santos Dumont e Tenente Antônio João. Com o binário, o tráfego de veículos cresceu e a opção pela mão inglesa virou pedido. A modalidade não foi adotada com a alegação de que há cruzamentos com vias laterais ao longo da Otto Nass, o que poderia provocar transtornos no trânsito. No ano passado, no entanto, houve o anúncio da mão inglesa na rua, mas acabou não sendo implantada.

Continua depois da publicidade

Neste momento, a Secretaria de Planejamento Urbano de Joinville não tem nenhuma outra rua mapeada para receber a mão inglesa. A modalidade até pode vir a ser usada em mais vias, mas seria em situação específica – não há planos de uso de forma geral.