Darci de Matos (PSD) será mais um suplente de Joinville a exercer mandato graças às nomeações do governador Jorginho Mello. Darci, primeiro suplente do PSD, assume na Câmara dos Deputados no dia 1º de agosto na vaga de Ricardo Guidi, futuro secretário de Meio Ambiente. O primeiro suplente do PL na Câmara, Coronel Armando, exerce o cargo de secretário da Defesa Civil no governo Jorginho. Em fevereiro, o primeiro suplente da bancada do PL e, também, com base eleitoral em Joinville, Maurício Peixer, foi empossado na Assembleia Legislativa na vaga de Estêner Soratto, nomeado para a Secretaria da Casa Civil.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
De volta à Câmara dos Deputados, onde exerceu mandato entre 2019 e 2022, Darci agradece a oportunidade ao titular Ricardo Guidi e os deputados Ismael dos Santos (PSD) e Julia Zanatta (PL), além do governador Jorginho. As duas pautas prioritárias de Darci serão os projetos para elevação do Simples Nacional e do Microempreendedor Individual (MEI) e das vistorias dos bombeiros voluntários – decisão recente do STF declarou inconstitucionais as leis de Santa Catarina sobre o tema.
As reformas tributária e administrativa também estarão na pauta de Darci, que não pretende entrar em disputas de polarização ideológica. Caso Guidi confirme interesse em concorrer a prefeito de Criciúma, terá de deixar a secretaria até abril e retornar à Câmara. O outro deputado federal com base eleitoral em Joinville é Zé Trovão (PL), eleito em 2022.
O que disse Adriano Silva sobre o resultado de Joinville no Censo 2022
Continua depois da publicidade
TSE marca data de julgamento de ação sobre vereador de Joinville
Joinville tem nova pesquisa sobre quantos quilômetros falta para asfaltar
Joinville volta a subir no ranking de população; quais as 50 maiores do País
Águas de Joinville abre concurso; confira para quais vagas
Média de moradores por domicílio cai em Joinville e não chega a três pessoas por residência
População de Joinville dobra em 35 anos; repetição de avanço é incógnita