A área de expansão urbana da Paisagem Campestre (antigo Vale Verde) tem possibilidade de realização de pelo menos quatro operações consorciadas, modalidades nas quais as contrapartidas dos empreendedores são realizadas no próprio local. Uma das operações, para a construção do segundo acesso ao Jardim Paraíso, está com a proposta em análise no Conselho da Cidade. As demais ainda serão analisadas e, se tiverem viabilidade, poderão ser propostas. A expansão Paisagem Campestre já passou pelo conselho e agora vai para a Câmara.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
As contrapartidas pela mudança no zoneamento, com permissão para maior uso residencial e em atividades comerciais, industriais e de serviços, podem ser compensadas por meio de pagamento de outorga, realização de obras ou doação de imóveis, por exemplo. No caso do futuro novo acesso ao Jardim Paraíso, por exemplo, os empreendedores vão se encarregar da construção da via, além da doação de áreas.
Na lista das demais possíveis operações consorciadas para a expansão da Paisagem Campestre, está a região das marinas na foz do rio Cubatão. Uma das possibilidades é de investimentos em infraestrutura pelos empreendedores. A implantação de três boulevards, com requalificação de vias já existentes (estradas Cubatão, da Ilha e Timbé), também tem previsão de operação consorciada. As vias ganhariam mais espaços para ciclistas e pedestres.
O Via Parque é outra possibilidade para operação consorciada, com instalação de parque linear. Em todas as propostas, os investimentos seriam bancados pelos empreendedores, por adesão, em troca de mudança de zoneamento, com permissão para maior utilização com atividades econômicas, principalmente para uso residencial (um dos principais usos previstos na expansão urbana Paisagem Campestre).
Continua depois da publicidade
FOTOS: Restauração do Moinho Joinville entra em fase final
Novo acesso a bairro em Joinville sairá por meio de operação consorciada
Qual será o novo prazo para construção de ponte em Joinville
Onde serão construídos 15 novos CEIs de Joinville; ampliação teve acordo com MP
Mudança no contrato da BR-101 é chance para inclusão de mais vias marginais na concessão
Editais para da Lei Paulo Gustavo são lançados em Joinville
Qual o tamanho da lista de espera na educação infantil em Joinville