A fuga das tartarugas do lago do Museu de Arte de Joinville não foi por causa da busca de comida. Conforme resposta repassada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ao Ministério Público de Santa Catarina, a hipótese mais provável para animais terem sido encontrados fora do lago é a busca de um local mais seco para colocar os ovos. O MP solicitou informações sobre as tartarugas porque recebeu relato de que uma delas foi encontrada perto da rua – uma das possibilidades aventadas inicialmente foi de procura de alimentos. A 21ª Promotoria de Justiça quer saber quais providências serão tomadas para a proteção. O lago deverá ser cercado, mas ainda não há data.

Continua depois da publicidade

> Tartarugas de lago em Joinville terão ração e local será cercado

> ​​​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp​

Após a solicitação do MP, o lago passou por vistoria por uma das unidades da secretaria. Conforme relato enviado à promotoria, a espécie identificada foi a tartaruga ouvido vermelho ((Trachemys scripta. São vários animais abrigados no lago, provavelmente após abandono de terceiros, já que a prefeitura informou que nunca colocou as tartarugas no lago. A possibilidade de fuga por causa de comida foi afastada porque foi constatada a presença de alimentos para as tartarugas no lago, como matéria vegetal, girinos e alevinos.

A sugestão apresentada pela secretaria ao museu é de cercamento do lago, com manutenção de um metro de área seca no entorno, para que as tartarugas possam ter um espaço para a postura dos ovos. O MP quer saber agora quando será feito o cercamento e se há possibilidade de instalação de câmeras para identificação de responsáveis por eventuais novos abandonos. O IMA também está sendo consultado sobre as providências a serem tomadas.

Continua depois da publicidade

> Decisão poderá ter impactos em futuras contratações de temporários pela prefeitura de Joinville

> Detrans de Joinville terá novo equipamento para fiscalização no trânsito

> Asfaltamento em via no Sul de Joinville inicia em março com prazo de dois anos para obras

> Motivo de polêmica, passaporte da vacina sem prazo para votação em Joinville

> Rio Mathias “reaparece” em praça no Centro de Joinville