A região de São Francisco do Sul ganhou mais de 5 mil embarcações nos últimos dez anos. O avanço de quase 30% na quantidade de embarcações é apontado na comparação entre as estatísticas de 2012 e 2021 da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, disponíveis em portal do governo federal.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Com o crescimento, a quantidade de embarcações registradas chega a 22,9 mil, em dado atualizado até o final do ano passado. A unidade da Marinha em São Francisco do Sul tem abrangência também na região de Joinville – as demais capitanias em Santa Catarina têm sede em Florianópolis, Itajaí e Laguna.
Os registros das embarcações com propulsão (motores) trazem mais de 30 tipos. As lanchas e botes são mais comuns, mas há também as motos aquáticas, pesqueiros, iates, navios de carga, dragas, veleiros, entre outros. Em Joinville, o maior número de marinas está localizado na foz do rio Cubatão, junto à baía da Babitonga. Os bairros Espinheiros, Boa Vista e Jardim Iririú também contam com estruturas para embarcações.
Neste ano, Joinville ganhou lei de criação de setor náutico, com incentivo ao segmento, com permissão de atividades relacionadas em mais regiões do município. Há ainda planos de instalação de flutuantes para facilitar o embarque e desembarque de passageiros, uma forma tentar reforçar a atividade em Joinville.
Continua depois da publicidade
Edital dos radares em Joinville tem nova decisão, mas volta segue sem data
Acordo com MP em Joinville inclui adoção de praça por dez anos
Em março, restaurantes populares de Joinville mudam valores; almoço “sem cadastro” vai a R$ 12
Prefeitura de Joinville quer revisar lei de incentivo às empresas
Câmara de Joinville quer mudar regra sobre cassação
Plano de Turismo de Joinville tem lista de onze rotas e circuitos
O que muda no horário de expediente da prefeitura de Joinville em dias de jogos do Brasil
Prefeitura de Joinville planeja mudanças no trânsito no Boa Vista