A inclusão da rodovia na pauta das prioridades em infraestrutura de Santa Catarina é o foco inicial da Frente Parlamentar do Corredor Rodoviário Litorâneo Norte, instalada nesta semana pela Assembleia Legislativa. “O maior intuito é reforçar a importância dessa obra. A hora é agora”, diz o deputado Carlos Humberto (PL), coordenador da frente. Na primeira reunião do grupo, em outubro, após o calendário especial da Assembleia por causa das eleições municipais, será montado cronograma de eventos. O objetivo é chamar mais lideranças políticas e empresariais para a mobilização.

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O corredor litorâneo proposto é uma nova rodovia paralela à BR-101, entre Joinville e Biguaçu, no Contorno Viário da Grande Florianópolis. Além de desafogar a saturada BR-101, a nova estrada poderá implantar novo eixo de desenvolvimento. A sugestão é de uma estrada duplicada, com três faixas em cada um dos sentidos. O custo foi estimado em R$ 6 bilhões. Após a realização do EVTEA, foram contratados os projetos executivos para o segmento entre Joinville e Itajaí. Os 90 quilômetros foram divididos em quatro lotes.

Por enquanto, os projetos ainda não foram iniciados. O governo do Estado está contratando os estudos ambientais para o licenciamento da rodovia nos 90 km. A elaboração dos estudos, a serem concluídos até o final de 2026, deve caminhar em conjunto com os projetos executivos. Não há definição de fonte de recursos ou modelam de concessão.

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O deputado Carlos Humberto tem a posição particular de que a rodovia poderia ser incluída no contrato de concessão da BR-101, como foi feito em relação ao Contorno Viário da Grande Florianópolis. “Mas se será uma rodovia federal ou estadual, ou por concessão, não é o foco agora e sim reforçar a importância da obra”, alega o parlamentar. A Secretaria de Estado da Infraestrutura será chamada para atualização das ações preparatórias.

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