A restauração do Moinho Joinville está se encaminhando para a reta final, com conclusão em janeiro. A obra de reforma na fachada e cobertura da construção já mudou o visual do prédio histórico da cidade. No ano que vem, será decidido qual será o uso do imóvel, escolha decisiva para a restauração interna do antigo moinho: o modelo a ser adotado vai depender de qual a finalidade da construção.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
A reforma no Moinho Joinville está sendo realizada pela Fiesc de forma independente da construção do complexo educacional. A nova Escola S também está em fase final de obras, com início da operação em fevereiro do ano que vem. A área do moinho ficará isolada da escola até que o prédio histórico seja reaberto – o acesso do público passará a ocorrer também a partir desse momento.
O moinho foi construído entre 1910 e 1913, com reformas e ampliações na sequência. As operações foram encerradas em 2013, com venda do terreno para a Fiesc em 2019. As edificações principais foram tombadas pelo patrimônio histórico municipal. As demais construções, como os galpões, foram demolidas para a construção da escola. A restauro do Moinho Joinville tem custo inicial de R$ 4,2 milhões.
Novo acesso a bairro em Joinville sairá por meio de operação consorciada
Continua depois da publicidade
Qual será o novo prazo para construção de ponte em Joinville
Onde serão construídos 15 novos CEIs de Joinville; ampliação teve acordo com MP
Mudança no contrato da BR-101 é chance para inclusão de mais vias marginais na concessão
Editais para da Lei Paulo Gustavo são lançados em Joinville
Qual o tamanho da lista de espera na educação infantil em Joinville
Joinville tem nova tentativa para dar início à primeira etapa de parque