Um caminhão-tanque fabricado há mais de seis décadas passou a fazer da coleção de viaturas antigas dos bombeiros voluntários de Joinville. A lista de veículos, exibidas no Museu Nacional do Bombeiro Voluntário, ajuda a contar a história da instituição – o museu, com vários outros itens, é um anexo da sede da corporação, na rua Jaguaruna.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
O museu da corporação abriga ainda o veículo motorizado mais antigo usado pela instituição. Comprado em 1926 por meio de contribuições, o caminhão Chevrolet esteve em operação até o final dos anos 50. Depois, passou a ser usado em eventos. Recém-restaurado, o caminhão-tanque Chevrolet, de 1960, foi o primeiro veículo de fabricação nacional comprado pelos bombeiros de Joinville.
O caminhão com autoescada mecânica, fabricado em 1956, foi montado em chassi Magirus-Deutz. O veículo foi importado pelo governo do Estado para atuação em Florianópolis. A doação para Joinville foi feita em 1985. A autoescada mecânica Metz, de 1967, foi doado pelo governo de São Paulo em 1992. O veículo foi usado no enfrentamento dos grandes incêndios na capital paulista nos anos 70.
Continua depois da publicidade
Revitalização da orla em praia em SC foi fatiada e tem estimativa para início
Antigo traçado de estrada histórica de Santa Catarina terá pavimentação
Joinville tem “redesenho” urbano com duas áreas de expansão
Prefeitura de Joinville quer mudanças nas regras para servidores temporários
Agenda na ANTT sobre BR-101 terá comitiva de Joinville e região
Censo da população de rua de Joinville fica pronto neste ano; estudo trará perfil
FOTOS: Construção de viaduto na duplicação da BR-280 entra em nova fase