Perto de completar duas décadas, o parque linear do rio Cachoeira no Costa e Silva vai passar por reparos, principalmente nos passeios, mas ainda não há data estimada para as obras. Neste momento, está sendo preparado o edital para a reforma das calçadas, parcialmente deterioradas há tempos – somente na conclusão do termo de referência será definida como será a requalificação. O espaço está também no pacote de futuras intervenções ao longo do rio.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O parque linear da rua Vice-prefeito Luiz Carlos Garcia é uma espécie de precursor do Porto Cachoeira, denominação da atual administração municipal para os projetos envolvendo o entorno do rio. No caso do parque na zona Norte de Joinville, inaugurado em março de 2004, o objetivo foi a recuperação das margens do Cachoeira, com remoção de entulhos.

A proposta para o local teve a participação da associação de moradores.  Secretário de Meio Ambiente no governo Tebaldi, José Carlos Vieira, recorda ainda o cunho educativo da recuperação da área. “A ideia era reproduzir em outros locais à margem dos rios”, conta o ex-secretário.

No projeto do parque Porto Cachoeira, está prevista a requalificação do parque linear, além de uma série de outras intervenções ao longo do rio Cachoeira. A execução de todo o pacote está na dependência de contratação de empréstimo internacional. O primeiro trecho a ser executado fica na Beira-rio, entre as ruas Max Colin e Itaiópolis, em investimento de R$ 20 milhões. A primeira licitação não teve escolha de vencedor e terá de ser relançada.

Continua depois da publicidade

Qual a oferta de apartamentos novos à venda em Joinville

Muro é “salvo” em Joinville; mas interdição de rua será mantida por mais tempo

Adriano Silva veta projeto aprovado por unanimidade pelos vereadores

Mais uma lei de SC é motivo de ação da PGR no STF

Próxima etapa de duplicação em Joinville está definida, mas sem data

Fotos: Cidade de SC ganha ciclovia de 3,2 km de acesso a balneário

Por questões “estratégicas”, viaduto inacabado é prioridade em volta de contorno em SC