Em gravação para as redes sociais na manhã deste domingo, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, fez alerta sobre a previsão de maior intensidade nas chuvas neste domingo. “Nós tivemos 44 milímetros de ontem (sábado) até agora, mas a previsão até o final do dia é que venha a passar dos 100 milímetros de chuva. O período da tarde será de muita chuva”, afirmou o prefeito, apontando a possível ocorrência de alagamentos. A orientação foi para que os residentes em áreas de risco de deslizamentos deixem as moradias e busquem os abrigos montados pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

No sábado, não foram registradas ocorrências de maior gravidade. No domingo, a chuva em Joinville passou a ter mais intensidade a partir do final da manhã. O local de maior preocupação é na zona Oeste da cidade, na região do rio Águas Vermelhas. Pela manhã, já havia pontos em que a água estava perto de sair da calha do rio. A possibilidade de alagamentos é considerada “muito provável” devido à previsão de maior volume de chuvas. “Nessas regiões, já temos abrigos montados”, disse Adriano, se referindo à região do Vila Nova, Morro do Meio e Jativoca.

O prefeito citou ainda o risco de deslizamentos. “Não hesite em sair de casa”, recomendou, em alerta para que mora em morros ou encostas. Adriano fez sobrevoo da cidade neste domingo, por meio do helicóptero da 2ª Companhia de Aviação da Polícia Militar. O monitoramento também está sendo feitos nos rios Itaum e Itaum-mirim, na zona Sul, e do rio do Braço, na região do Jardim Sofia. O nível dos rios está sendo acompanhado também por meio de câmeras do sistema de vigilância da cidade, com funções também de acompanhar o trânsito e a segurança.

Continua depois da publicidade

Bombeiros voluntários têm mais um ano para realizar vistorias; prazo pode ser antecipado

Empréstimo internacional para estradas em SC será usado para enfrentar impactos do clima

Governo Jorginho busca R$ 1,5 bilhão em financiamento internacional

Quais setores da indústria em Joinville contrataram mais mulheres em 2023

Três vias lideram em número de radares de trânsito em Joinville

Cidade do Norte de SC mira em experiência de Florianópolis em alargamento de praias

Licitação inédita para contorno em cidade de SC é suspensa