Na terceira edição, os passeios do Trem dos Tropeiros em 2024 começam nesta quinta-feira, com rota de 43 quilômetros entre Santa Catarina e Paraná, entre as cidades de Mafra e Lapa, com embarque na cidade catarinense. O trajeto também será percorrido no sábado e no domingo, com embarques nas duas cidades – as viagens são de ida, com retorno por via rodoviária. Mais informações no site passeiosdetrem.com.br.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O passeio de Maria Fumaça mantido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) tem duração em torno de 2h30, com passagem pela ponte sobre o Rio Negro, por estações desativadas, túneis, pontilhões e paisagens rurais. O trem conta com serviço de bordo. A locomotiva a vapor usada no passeio foi utilizada na construção de ferrovia no Paraná.
Confira imagens do passeio do Trem dos Tropeiros
Consulta de Joinville
Continua depois da publicidade
Em Joinville, a prefeitura consultou o Ministério dos Transportes sobre a possibilidade de uso da ferrovia que cruza a cidade para o transporte de passageiros – o atual ramal é utilizado para a movimentação de cargas. O município não tinha nenhum projeto ou proposta para uso da linha do trem para o transporte de passageiros, mas eventual aval poderia dar início às tratativas. O ministério alegou que o tema deve ser discutido na antecipação da renovação do contrato da Malha Sul.
Entidade de Joinville é única inscrita em edital para administrar o Centreventos
Sinduscon Joinville escolhe nova diretoria
Por que duplicação no Norte do SC terá de mudar o traçado
SC busca aval para contratação de R$ 1,8 bilhão em financiamentos
Estudo vai apontar se ponte de mil metros entre duas cidades de SC é viável
Joinville terá novo stammtisch, com data e local já definidos
Em lei federal, campus da UFSC em Joinville ganha denominação