Fora do orçamento do governo federal para 2020, o contorno ferroviário de Joinville terá no máximo a contratação dos estudos ambientais, necessários porque o traçado teve mudanças em relação ao projeto original. Esse contrato faz parte das diretrizes do DNIT para 2020. O contorno de São Francisco do Sul tem o mesmo plano.
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A meta inicial do DNIT para o contorno de Joinville era diferente: na proposta preliminar ao orçamento da União, o departamento solicitou R$ 77 milhões. Uma fatia seria utilizada em desapropriações. No entanto, a previsão orçamentária foi encolhendo e a obra acabou excluída do projeto enviado ao Congresso Nacional.
Sem previsão orçamentária, a obra não tem como ser retomada em 2020, como chegou a ser planejado pelo DNIT. Há a necessidade de fazer nova licitação para a construção do contorno, além de licenciamento do trecho “novo” do traçado. As obras pararam em 2011 devido à necessidade de mudanças no projeto – houve afundamento do terreno perto da área reservada para o futuro campus da UFSC, na BR-101.
O contorno foi proposta para retirar a passagem dos trens de carga da área urbana de Joinville. O trajeto de quase 9 km cruza 12 bairros das zonas Sul e Oeste da cidade. São 14 cruzamentos com ruas de grande movimentação.
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