O pedido do novo financiamento da Prefeitura de Joinville para pavimentação teve parecer favorável de comissão da Secretaria do Tesouro Nacional e agora será examinado pela Procuradoria-geral da Fazenda Nacional. A liberação do empréstimo de R$ 100 milhões deve ser confirmada nas próximas semanas.
Continua depois da publicidade
Pedidos no esporte
No encontro com o ministro Osmar Terra (Cidadania) em Joinville, na quarta, Udo Döhler entregou lista de pedidos na área de esportes, área de atuação do ministério. Recursos para a construção de centro esportivo multiuso no pátio da Arena é uma das demandas. Não se trata de ginásio, e sim de espaço com duas quadras e arquibancadas móveis. O centro de iniciação esportiva (que a Prefeitura não conseguiu construir porque não teve dinheiro para a contrapartida) e a pista de atletismo, entre outros, também estavam na lista.
Três meses
Com queda na aplicação de multas e redução no número de veículos guinchados, o novo estacionamento rotativo de Joinville completa nesta sexta-feira (26) três meses. O modelo gratuito é inédito na cidade – mas utilizado em outros municípios – e foi aprovado pelos lojistas porque as vagas para estacionar voltaram a aparecer em maior número na cidade. Antes do início do novo formato, Joinville ficou mais de cinco anos sem o rotativo.
Pauta do Mathias
No intervalo de uma semana, as obras de macrodrenagem do rio Mathias serão motivo de duas reuniões. No dia 7, os vereadores vão ouvir Prefeitura e o consórcio sobre os motivos dos atrasos dos trabalhos. A oposição queria mesmo uma CPI, mas não conseguiu as assinaturas necessárias. Na semana seguinte, dia 13, a 2ª Vara da Justiça Federal faz audiência de tentativa de conciliação. A discussão faz parte da tramitação da ação do MPF que tenta o cancelamento do contrato e realização de nova licitação. A liminar foi negada em primeira e segunda instâncias. As obras, depois de dois meses paradas por causa de divergências entre a Prefeitura e as empresas, foram retomadas na semana passada, A previsão de conclusão é de junho de 2020.
Aplicativos
Assim como surgiu, de forma inesperada, não apareceu mais na pauta o projeto da Prefeitura de Joinville para viabilizar a cobrança de taxa dos aplicativos de transporte de passageiros.
Continua depois da publicidade
Silêncio
Claro que o recesso da Câmara colabora para o silêncio, mas quando nenhum vereador da base faz a defesa da proposta em público, não deverá ir adiante.
Balanço
São Francisco do Sul fechou o semestre com a perda de 31 empregos. Nos 12 meses do ano passado, foram abertas 245 vagas.
Mobilização
Rodrigo Fachini alega que até houve vereadores, como ele, que se posicionaram contra a elevação da tarifa do esgoto. Mas, diz o vereador do MDB, o mérito no tema foi dos cidadãos que se organizaram e mostraram resistência à proposta defendida pela Prefeitura e depois descartada.