A lista de projetos para a criação e ampliação de gratificações na Prefeitura de Joinville continua crescendo. Agora, a proposta é de incluir mais oito funções gratificadas na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, além de uma diretoria executiva. O projeto do governo Udo foi apresentado na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira. O custo anual será de R$ 529 mil com as novas despesas. Na soma de todos os projetos em análise envolvendo esse tipo de aumento de gasto com pessoal, a conta anual chega a R$ 10,6 milhões.

Continua depois da publicidade

A justificativa para a ampliação das funções gratificadas é o horário estendido em adoção nas áreas técnicas. A criação da Central de Atendimento ao Cidadão, com portas abertas até às 18 horas, está no pacote – não há data ainda para a ativação da unidade. No caso da nova diretoria executiva, a alegação é de “melhoria na capacidade de gestão”. Cada função gratificada proposta no projeto acrescenta R$ 3,6 mil no salário do servidor nomeado. Já o diretor executivo terá salário de R$ 10,9 mil, já incluída a gratificação de 40%.

Os demais projetos em tramitação na Câmara sobre o mesmo tema estimam outros R$ 10,1 milhões anuais em incremento na folha. A maior fatia , de R$ 5,4 milhões, é para a Secretaria da Educação, com criação de líderes de área, além de elevação de gratificação de parte dos diretores. A Secretaria de Saúde tem dois projetos de criação de gratificações, com parte das despesas a serem bancadas por repasses federais. Há ainda proposta para quem participa da organização de

Continua depois da publicidade